domingo, 16 de setembro de 2007

Acordos privilegiam estudantes de Moçambique

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2007
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, assinaram na quinta-feira, 6, no Palácio do Planalto, acordos de cooperação bilateral na área da educação.

O presidente moçambicano veio ao Brasil para participar das comemorações do Sete de Setembro e estreitar os laços de amizade entre os dois países. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a ministra de Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Alcinda Abreu, assinaram protocolos para a concessão de bolsas a estudantes moçambicanos e sobre educação a distância.

Pelo acordo que apóia a formação de alunos moçambicanos, foi criado o Programa de Incentivo à Formação Científica (IFC), pelo qual o Brasil concederá bolsas de iniciação científica para até 100 estudantes de Moçambique. Os bolsistas virão ao Brasil no período de férias escolares para aperfeiçoar conhecimentos científicos em laboratórios de universidades públicas brasileiras. A primeira edição do programa, sob responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), deve ocorrer em 2008.

Já o protocolo de intenções sobre cooperação na área de educação a distância prevê visitas de técnicos moçambicanos ao Brasil para conhecer os principais programas brasileiros na área. Os países se comprometeram a trocar informações sobre regulamentação de educação a distância e a compartilhar materiais didáticos necessários à implementação de cursos a distância em Moçambique.

Autor: Assessoria de Imprensa da Capes
Fonte: http://www.capes.gov.br/servicos/salaimprensa/noticias/noticia_0781.html

Um comentário:

berta disse...

meninas...que progresso! parabéns a vc Faby em especial e á todos vi, amei e vou contribuir no que estiver ao meu alcance, estive por fora esses tempos por motivos de doença mas estou me recuperando e é isso vamos tdas usando essa força de vontade que nos uni!