sábado, 20 de outubro de 2007

Astro do reggae é morto na frente do filho na África do Sul

Tive que postar esta triste notícia por dois motivos: Primeiro porque é a morte violenta de uma pessoa, que antes de artista, era um militante e acima de tudo, o que já basta, é um ser humano.

Segundo é para refrescar a memória das yowlis que estiveram em nosso II Encontro, em agosto, em São Paulo. Quem foi, automaticamente irá lembrar das palavras do
Kabengele Munanga sobre a série de assassinatos de pessoas que verdadeiramente lutavam por um continente africano livre e a favor do pan-africanismo.

Deixo aqui uma reflexão, nós (yowlis e militantes da questão negra de todo mundo) que pretendemos fazer esse movimento de reaproximação com o continente africano de onde nossos ancestrais foram sequestrados e hoje conhecemos muito pouco de lá, somente imagens de destruição, miséria, fome... (algumas e alguns de nós ainda conhece alguns países ou procuraram por imagens diferentes, que retrasssem a diversidade cultural africana).

Mas vai a pergunta: Estamos preparados (as) para luta? Ou quantos (as) mais teremos que ver perecer até que descruzemos os braços?


Astro do reggae é morto na frente do filho na África do Sul (Fonte: G1)

Lucky Dube foi assassinado durante uma tentativa de assalto. Artista havia lançado disco que falava de problemas sociais.

A estrela do reggae sul-africano Lucky Dube foi assassinado na quinta-feira (19) à noite em Johanesburgo durante uma tentativa de assalto, informaram fontes policiais.

O crime ocorreu por volta das 20h (16h em Brasília), no bairro de Rosettenville, no sul de Johanesburgo, uma cidade com um dos índices de crime mais elevados do mundo.

O cantor, de 43 anos, tinha acabado de deixar seu filho na casa de um parente quando os criminosos abriram a porta de seu Chrysler e atiraram contra ele. Ferido, Lucky tentou fugir, mas seu veículo se chocou com outro carro, e ele morreu diante de seu filho.

O filho do cantor, que tinha saído do carro momentos antes, encontra-se em estado de choque.

Lucky Dube, nascido na província de Mpumalanga (norte), entrou no mundo da música em meados da década de 80, e durante os mais de 20 anos de carreira conseguiu se consolidar como um dos grandes nomes do reggae internacional.

O último dos 21 álbuns publicados pelo artista, todos eles com canções dedicadas às problemáticas sociais e comprometidas politicamente, foi lançado em 2006, com o nome "Respect". Nas músicas, o cantor pedia respeito em uma cidade onde os ataques, seqüestros, roubos e assassinatos transformaram o crime em uma das principais questões de debate.

De acordo com os dados do último relatório anual da Polícia, divulgado em setembro, no ano passado houve 19.202 assassinatos em todo o país e 13.599 roubos à mão armada de veículos, em muitos dos casos com mortes.

A África do Sul tem um dos maiores índices de insegurança no mundo, segundo especialistas, embora não haja estatísticas confiáveis para comparar, de acordo com o relatório da Polícia.

O assassinato do artista sul-africano gerou uma onda de críticas nas emissoras locais sobre a falta de controle do crime no país, e a morte de Lucky Dube foi muito condenada.

Fonte: G1
Site com outras informações sobre o cantor: Lucky Dube

Nenhum comentário: