quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Dandara, minha preta, você não morreu!

Declaração linda para as Dandaras. Realmente fala-se muito em Zumbi e na maioria das vezes não damos o devido valor a todas as mulhres negras guerreiras, militantes, articuladoras, mães, profissionais,chefes de família, esposas, intelectuais, mães de santos, e todas as diversas identidades que esta mulher exerce ou se propõe a exercer.


20 de novembro de 2007.
Querida Dandara,


Esta carta aberta vem com atraso sabemos disso, mas é necessário ratificar que nunca estivemos mortas e apesar de estarmos nas lutas feministas e do movimento negro e sermos invisibilizadas, nunca fomos agentes passivas.

Reconhecemos no 20 de novembro - e durante todos os dias de nossas vidas - a sua luta em Palmares. E é essa luta que nos serve de seiva para enfrentarmos os racismos e o machismo cotidiano. Dandara e dandaras... Lindas pérolas negras que existem e se afirmam mesmo diante da imposição de uma invisibilidade social e histórica.

Sem negar a importância de Zumbi, estamos aqui, minha preta, para afirmar que a consciência negra se constrói a partir da valorização das nossas irmãs de África. Mais do que companheira de Zumbi na luta pela nossa liberdade ainda não alcançada você, Dandara, representa a libertação das mulheres pretas dos estigmas e das negações que são impostas a cada momento em que seu nome é evocado.

Teu nome está presente em nossas mentes como força para resistirmos e reagirmos à discriminação no mercado de trabalho, à negação imposta pelos homens negros, brancos e pelas mulheres brancas, às retaliações que sofremos quando nos afirmamos ­esteticamente e intelectualmente no modelo racista e sexista de educação.
Ah, Dandara... O nosso quilombo de mulheres pretas que lutam - e lutarão - ao lado de alguns dos seus irmãos pretos resiste. Ainda falando de negações e invisibilidade, não podemos nos esquecer de "nossa presença" na mídia. Aliás, Dandara, não estamos na mídia. Não estamos porque os pequenos papéis que são reservados aos homens e mulheres pretas não demonstram a força que nós temos. O que a mídia tenta fazer de nós faz parte de um plano que tentar destruir nossas identidades em prol de estereótipos e estigmas de putas, burras, problemáticas...

E o pior Dandara, é que muitos daqueles que se dizem nossos irmãos no vêem e nos entendem nesse espelho distorcido.. . Desse modo, vários deles nos negam e (se) afirmam nos padrões estéticos das mulheres brancas. Além disso, tudo, nossas irmãs pretas lésbicas são excluídas e invisibilizadas do movimento negro, pois muitos de nossos irmãos não compreendem o triplo preconceito que a mulher negra sofre.
Dandara terminamos esta carta com um abraço carinhoso, e um recado: Continuamos de punho fechado, resistindo sempre.

Saudações,

Pérolas Negras.- Núcleo de Estudantes Negras da UFBA.

fonte:www.aldeiagriot.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Anônimo disse...

Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit
and sources back to your blog? My website is in the exact same niche
as yours and my visitors would definitely benefit from some of the information you present here.
Please let me know if this okay with you. Cheers!



my web site tampa auto accident attorney