quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Negras Memórias

"A senzala, porque foi na senzala que a cultura brasileira se formou,
tinha negros de todas as nações africanas, que contavam as suas histórias.
As rebeliões e as revoltas escravas eram organizadas neste espaço”
(Depoimento de Geraldo Campos de Oliveira, 1992).

O Seminário NEGRAS MEMÓRIAS: Nascer, Crescer e Envelhecer Negro é mais uma das atividades destinadas a comemorar o dia internacional do idoso. Este Seminário visa também comemorar de forma crítica as Leis do Sexagenário e do Ventre Livre e seus impactos na população negra nos dias de hoje.

Este seminário, também, marca lançamento do projeto NEGRAS MEMÓRIAS: AS NARRATIVAS NEGRAS ABORDADAS A PARTIR DO OLHAR DE GÊNERO/RAÇA E ETNIA. Este projeto visa, neste primeiro momento, aprofundar a partir das narrativas da população negra idosa, o conhecimento da construção social do racismo e anti-racismo, bem como das estratégias que a população negra paulistana vem utilizando para sua superação, pretende, também, enveredar por campos tão diversificados quanto a saúde sexual e reprodutiva, a sexualidade, a educação, a produção do conhecimento literário, artística e cientifica) as representações culturais.
A memória afrodescendente, como todas as memórias coletivas, passou e passa por um constante processo de construção, e, é no resgate da história das organizações negras do passado que ocorre um processo transformação, reinterpretando “incessantemente o passado em função dos combates do futuro” (Pollak, 1989).

Local: Universidade da Cidadania Zumbi de Palmares
Rua Padre Luis Alves Siqueira nº 640 – Barra Funda (ao lado do mercado Wal Mart).
Data: 28/09/2007
Horário: 19h00 as 22h00
Data 29/092007
Horário: 08h30 às 18h30
Telefones:
(11) 32184114/Ramal 4266 e/ou 3218-4105 com Sandra

Nenhum comentário: